O programa, que é realizado pela Fundação Vale e desenvolvido pela AIC, é voltado à construção participativa de políticas e equipamentos públicos de educação para a inclusão de estudantes com deficiência, fomentando o seu protagonismo e a participação na vida escolar. Em curso desde 2017, já atendeu escolas públicas de Minas Gerais (Barão de Cocais, Catas Altas, Itabira, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo), Rio de Janeiro (Itaguaí e Mangaratiba) e Espírito Santo (Fundão e Ibiraçu).

A iniciativa busca sensibilizar e mobilizar profissionais da educação para implementar práticas cotidianas de inclusão das pessoas com deficiência, levando em conta as mais variadas necessidades e potencialidades desse público. Para isso, investe na construção de aportes metodológicos para professores e gestores da educação pública, sensibilizando-os a respeito de novas ferramentas, serviços e tecnologias que possam auxiliar o ensino e a aprendizagem nas salas de aula.

Público

Professores, gestores e alunos da rede pública de ensino, bem como seus familiares e suas comunidades, de municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Desde o início da ação, em 2017, já foram formados mais de 550 educadores.

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Programa de formação de agentes escolares para a educação inclusiva

Programa de mobilização e formação de profissionais de redes públicas municipais de ensino para a construção de diretrizes para as políticas públicas de educação e de projetos pedagógicos na perspectiva da educação inclusiva.

Implementação de mais de 20 salas de recursos multifuncionais

Implementação de espaços com equipamentos e materiais didáticos e pedagógicos voltados à efetiva inclusão de crianças e adolescentes com deficiência em escolas públicas.

Parcerias

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