O ano era 2019. Um grupo de cerca de sete jovens em cumprimento de medidas socioeducativas se reuniu em uma sala do Plug Minas para uma oficina promovida pela então ACS – Agência de Comunicação Solidária, hoje AIC Lab. Ali, três encontros de design colaborativo dariam origem ao nome e à identidade visual de um programa que incentiva a qualificação profissional de jovens e sua inserção no mercado de trabalho. As ideias foram tomando forma através de conversas sobre futuro, emprego e família, jogos de palavras, recortes e colagens com papel colorido. 

Assim, o Descubra! – Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais foi batizado – e ganhou uma marca pra chamar de sua. Fruto de uma ampla cooperação interinstitucional, o programa promove o acesso de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social a programas de aprendizagem e cursos de qualificação profissional.  

A construção coletiva no Plug Minas, porém, foi para além dos produtos gerados – algo que o design colaborativo traz como potencialidade. O processo também lançou reflexões sobre a realidade das e dos jovens, os desafios e riscos que enfrentam diariamente, seus gostos, desejos, vida familiar e comunitária e, por fim, seus sonhos. Vanessa Nunes, uma das participantes, conta que pôde revisitar sua história a partir das ferramentas de diálogo propostas: “Foi uma coisa tipo de criança mesmo, sabe? A gente estava se montando naquele momento [da atividade com pedaços de papel]. A partir daquele momento ali eu comecei a me descobri mais, eu comecei a me enxergar melhor e ver que eu posso fazer o que for preciso pra sempre focar no que eu quero”. 

Veja aqui o depoimento completo de Vanessa: 

Depois de dois anos e quase 1.000 adolescentes atendidos, a abertura de sonhos e oportunidades marcada no nome ‘Descubra!’ segue movendo o programa. Para celebrar o marco, a Agência de Comunicação Solidária voltou à cena, agora para desenvolver um processo formativo com um grupo de jovens do Descubra!, convidados por meio das instituições nas quais atuam. A proposta foi produzir coletivamente o evento de comemoração e lançamento do novo site do programa, dentro da programação da Semana Nacional da Aprendizagem. 

Foram cinco encontros de planejamento, realizados semanalmente e à distância. As conversas com as e os jovens, realizadas de forma bastante espontânea, orientaram o roteiro do evento e se traduziram, também, em entrevistas realizadas dentro do próprio grupo, no melhor estilo ‘nós por nós’. O protagonismo juvenil ainda deu o tom da própria live, na qual a juventude assumiu os postos de mestres de cerimônia. 

Yuri, 16, foi um dos jovens que participou da organização da live, a convite de sua instrutora no curso de audiovisual do Instituto Ramacrisna. Responsável por entrevistar outros jovens para os vídeos transmitidos durante o evento, Yuri conta que o processo lhe abriu oportunidades e lhe permitiu criar novos vínculos: “O que eu mais gostei foi das amizades que construí ao longo do processo da organização, e das ideias que todos deram pra fazer essa linda e maravilhosa live”. 

Para encerrar as ações comemorativas pelos dois anos do Descubra!, os jovens agora colocam a mão na massa para a criação de um estandarte colaborativo que ficará exposto nas mais de 40 entidades que compõem o Programa, marcando a presença do Descubra! nesses locais. 

Design colaborativo: criação coletiva para além de peças gráficas 

Metodologia que orienta nossa ação junto a grupos e iniciativas comunitárias, o design colaborativo convoca diferentes públicos a contribuírem em uma construção coletiva. Ao contrário do que se pode supor, no entanto, não se trata apenas de desenvolver produtos gráficos. O design colaborativo também se aplica a ações de mobilização, campanhas, planejamentos de ambientação de espaços, entre outras soluções criativas para atender a determinado contexto. Foi o caso, por exemplo, da live do Descubra!. 

Ao desenhar ações coletivamente junto aos públicos internos ou externos do grupo, diferentes pontos de vista e repertórios são costurados em um resultado que, dessa forma, consegue refletir melhor a identidade da iniciativa. Os processos de design colaborativo também são um momento importante de mobilização: é uma oportunidade para que integrantes da iniciativa conversem sobre questões que dizem respeito ao cotidiano do coletivo, alinhem questões internas e reforcem laços. Da mesma forma, públicos beneficiados pelas ações podem ser mobilizados nesse tipo de cocriação – integrando, por exemplo, um mutirão ou uma ação de culminância de certa estratégia.  

Apesar de não haver uma receita única para processos de design criativo – que variam muito segundo o contexto -, eles costumam partir de um momento de investigação da situação colocada. Daí, segue-se para um momento de ideação, quando as pessoas põem a mão na massa e colocam suas sugestões. Diferentes estratégias são utilizadas nesse momento: jogos cooperativos, proposições criativas, painéis semânticos, entre outras ferramentas de criação gráfica. Também podem ser propostas oficinas de fotografia, audiovisual, escrita criativa, desenho livre e outras que atendam à situação-problema. Depois disso, chega a hora de arrematar o processo – para, finalmente, colocar o bloco na rua. 

Quer aderir ao programa Descubra!? 

Empresas, municípios, órgãos públicos, sindicatos profissionais e empresariais, entidades formadoras e organizações da sociedade civil podem se integrar ao Programa Descubra!, destinando vagas em seus programas de aprendizagem e cursos de qualificação profissional. 
Outras informações estão disponíveis no site: descubraaprendizagem.mg.gov.br