Chegamos ao fim de 2021, esse ano tão intenso quanto construtivo, com o peito cheio de satisfação pelas muitas ações que realizamos junto a jovens, adolescentes, educadores, fazedores de cultura, lideranças comunitárias, coletivos da sociedade civil e tantos outros sujeitos e organizações. 

Nosso cotidiano, é certo, foi atravessado pelo agravamento da pandemia e suas consequências avassaladoras, de diferentes formas – do luto ao enfrentamento da fome nos territórios vulneráveis, passando pelo trabalho remoto. Foi com coragem que, frente a tudo isso, aprofundamos nossa atuação múltipla em prol do desenvolvimento humano e social.   

Da porta pra dentro, avançamos a passos largos em nossa estruturação e planejamento, graças ao incansável trabalho dos nossos Comitês de Políticas Institucionais – instâncias horizontalizadas, construídas de modo participativo por toda a equipe. Com isso, caminhamos na construção constante e sempre inacabada de uma organização que tenha, verdadeiramente, a nossa cara. 

Em nossos projetos, a diversidade deu o tom: segurança alimentar, educação patrimonial, promoção do brincar, inclusão de pessoas com deficiência, protagonismo juvenil e fortalecimento comunitário foram algumas das temáticas sobre as quais nos debruçamos. Novos projetos ganharam o mundo, enquanto outros deram continuidade às suas atividades ou inauguraram novas frentes de trabalho. Em cada contexto, buscamos atuar a partir da escuta, aperfeiçoando nossos fazeres e criando novas metodologias. 

Diversos também foram os territórios em que chegamos, presencialmente ou à distância, e o que produzimos em cada canto. Promovemos visita virtual a sítios arqueológicos de Matozinhos (MG), laboratórios de educomunicação em BH, construção de espaço brincante no Vale do Rio Sahy, em Mangaratiba (RJ), formação em educação inclusiva em Congonhas (MG) e muita, mas muita coisa que não cabe na lista – assim como os afetos construídos em cada uma dessas experiências.  

Como sempre, nada disso seria possível sem as parcerias que tecemos junto a quem, como nós, atua para ampliar os horizontes da cidadania. Agradecemos a cada pessoa e entidade que fez parte dessa jornada e esperamos seguir juntas e juntos no próximo ano! 

Do dia 23 de dezembro ao dia 2 de janeiro, a AIC estará em recesso, funcionando apenas em regime de plantão. Nos vemos no próximo ano! Um feliz novo ciclo!