É alegria que não cabe no peito: além dos três prêmios conquistados pelo Programa de Educomunicação e Educação Patrimonial de Matozinhos, em 2022 o trabalho desenvolvido pela AIC foi reconhecido por meio de outras quatro premiações. Quem recebeu as nomeações foram os projetos Conexão Comunidade, realizado pela AIC com patrocínio da VLI, e Educação Inclusiva, iniciativa da Fundação Vale executada por nós, além do livro Desembola na Ideia, editado pela AIC. 

O expressivo reconhecimento recebido pelas ações aponta para a excelência e o caráter inovador dos nossos projetos. Tudo isso, claro, é fruto de um trabalho dedicado e engajado em prol da cidadania. Agradecemos às equipes e aos parceiros que caminham lado a lado conosco e tornaram essas conquistas possíveis! 

Conexão Comunidade é medalha de prata no Brasil Design Award e finalista em prêmio ibero-americano 

Jogo do kit impresso do Conexão Comunidade.

Composto por materiais diversos – de jogo da memória a bonecos de papel –, o kit impresso do Conexão Comunidade convida estudantes a contarem suas próprias histórias. A produção levou medalha de prata na categoria Design Social do prêmio Brasil Design Award 2022, da ABEDESIGN. O kit do explorador de Matozinhos também recebeu a medalha.

O kit, destinado a estudantes do ensino fundamental, é parte das proposições de educação patrimonial do Conexão Comunidade. A iniciativa se volta para a valorização, fortalecimento e difusão dos patrimônios culturais locais. Além do reconhecimento no BDA, em 2022 o programa também ficou entre os finalistas na categoria Diversidade/ Grupos vulneráveis do Prêmio Ibero-Americano de Inovação e Pesquisa Educacional. A iniciativa é da Organizacão de Estados Iberamericanos. 

Projeto Educação Inclusiva vence Prêmio Ser Humano 2022 

Luísa Camargos recebe Prêmio Ser Humano 2022 pelo projeto Educação Inclusiva.

Em dezembro, foi a vez do Educação Inclusiva, projeto da Fundação Vale executado pela AIC, ser agraciado pelo Prêmio Ser Humano 2022. O troféu, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, é voltado para o reconhecimento de profissionais e organizações que desenvolvem práticas inovadoras de gestão com pessoas. Na cerimônia de premiação, a relações públicas Luísa Camargos representou a AIC. Luísa é uma jovem com Síndrome de Down que desenvolve um amplo trabalho em prol da sociedade inclusiva. 

Entre 2017 e 2022, o Educação Inclusiva atendeu escolas da rede pública de ensino em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O projeto busca sensibilizar e mobilizar profissionais da educação para implementar práticas cotidianas de inclusão de estudantes com deficiência. A iniciativa também atuou na construção de equipamentos públicos para a inclusão desses sujeitos. 

Livro Desembola na Ideia é finalista no Prêmio Jabuti 

Box do livro Desembola na Ideia, que contém seis cadernos em dirferentes cores.

O livro Desembola na Ideia: arte e psicanálise implicadas na vulnerabilidade juvenil ficou entre os finalistas do eixo Produção Editorial do 64º Prêmio Jabuti. Trata-se de um dos mais abrangentes e reconhecidos prêmios literários do país.  

Por meio de uma variedade de linguagens e vozes, a obra, estruturada em 6 cadernos, independentes mas interconectados, percorre o trabalho desenvolvido pelo Desembola na Ideia. Desde 2014, o projeto da AIC atua junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Através da aportes metodológicos diversos, a iniciativa busca construir uma ação de enfrentamento da violência contra a juventude negra e periférica. 

Quem fez

Equipe Conexão Comunidade 
Coordenação: Raíssa Faria | Design e ilustração: Mila Barone e Jéssica Kawaguiski | Apoio à comunicação visual: Brenda Laura | Texto: Eveline Xavier | Arte-educação: Camila Barone, Eveline Xavier, Jéssica Kawaguiski e Raíssa Faria | Produção: Eveline Xavier | Apoio à produção: Victoria Rabelo | Revisão de texto: Emanuela São Pedro e Raíssa Faria | Revisão de provas: Priscila Justina 

Equipe Educação Inclusiva 
Direção: Rafaela Lima | Gestão de Programas Educacionais: Priscylla Ramalho | Equipe técnica: Bim Oyoko, Danusa Tederiche, Karla Damiani, Kênia Chagas, Laiene Souza, Luísa Camargos | Equipe de comunicação e design: Jessica Kawaguiski e Lucas de Pedro 

Equipe livro Desembola na Ideia 
Organização, coordenação editorial e preparação de textos: Louise Ganz e Musso Greco e  | Projeto gráfico: Marco Chagas | Diagramação: Gabriela Sá e Marco Chagas | Revisão de texto: Clara Amorim | Produções artísticas: adolescentes do Desembola na Ideia, Diana do Carmo Ezequiel, Gabriela Sá, Ícaro Moreno Ramos, Letícia Grandinetti, Louise Ganz, Musso Greco e Olívia Viana | Textos: Ana Luísa Sanders, Bárbara de Faria Afonso, Beatriz Dagma, Clara Amorim, Cristiane Ribeiro, Eduardo de Jesus, Jésus Santigo, Louise Ganz, Marcus André Vieira, Marcelo Bizotto Pinto, Musso Greco, Nara Gleisia Ferreira, Olívia Viana, Pedro Castilho, Rafaela Lima, Rosalva Portella, Vinícius Carossi | Cadernos de artista: Bianca Poppi, Fábio Costa, Gabriela Sá, Guto Borges, Joseane Jorge, Letícia Grandinetti, Núria Namaressa, Olívia Viana | Gravação de diálogos: Gulherme Pereira | Transcrição de diálogos: Frederico Ganz