O Desembola na Ideia é um projeto que atua junto a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e psíquica, promovendo acompanhamento psicanalítico, atividades artísticas e de educomunicação, práticas esportivas, campanhas de mobilização por direitos e ações de enfrentamento ao preconceito social.  

Desde a sua criação, em 2017, investe no fomento ao protagonismo juvenil e na atenção integral ao adolescente por meio de educação participativa e mobilização social para a cidadania. 

Campanha Fala Direito

A #FalaDireito é uma campanha de comunicação de caráter continuado, desenvolvida colaborativamente por adolescentes e jovens no âmbito do Desembola na Ideia. Nascida em 2018, a iniciativa aborda questões relacionadas ao direito das juventudes pobres, negras e periféricas à vida digna, por meio de uma linguagem própria desse público. São produzidas edições temáticas, com ampla circulação entre instituições educativas e sociais e peças em diferentes formatos.  

A primeira edição da campanha, #DesarmeSeuOlhar, demonstra como preconceitos geram exclusão social, violações de direitos e morte das juventudes periféricas. A segunda, #VidaÉPraValer, é voltada para a denúncia do genocídio da juventude negra e afirmação do valor das vidas jovens negras. A terceira edição, #TrabalhoPeloSonho, mostra como as oportunidades educativas e a inclusão profissional digna são fatores de proteção e de promoção da vida e do direito ao sonho. Por fim, a quarta edição, #SeEssaCidadeFosseMinha, diz respeito ao direito de adolescentes à participação na vida familiar, comunitária e política, e a quinta, #DireitoDeDarRolê, gira em torno do acesso das juventudes à cidade. 

Público

Adolescentes e jovens expostos a situações de risco à violência e a outras violações de direitos, associado a fatores como condição econômica de pobreza e extrema pobreza, estrutura familiar frágil e segregação social. São atendidos, por ano, cerca de 650 jovens e 2 mil agentes dos Sistema de Garantia de Direitos, por meio ações de educomunicação.

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

OFICINAS

Oficinas de criação artística em diversas linguagens e práticas esportivas são promovidas de forma articulada à realização de intervenções culturais e comunicativas na cidade.

ACOMPANHAMENTO PSICANALÍTICO

Os adolescentes e jovens participantes do projeto, além dos familiares deles, contam com acompanhamento psicanalítico individual e em grupo.

EDUCOMUNICAÇÃO

Os adolescentes, em parceria com a equipe do projeto, produzem campanhas colaborativas e outras ações de educomunicação que são levadas a escolas, instituições do poder público e entidades da sociedade civil organizada.

AÇÕES DE INCIDÊNCIA POLÍTICA

Adolescentes e equipe realizam ações, em parceria com o poder público municipal e estadual, bem como com a sociedade civil, cujo foco é a incidência política em prol do direito das juventudes vulneráveis à vida e à dignidade.

Parcerias

Galeria