Identidade: conjunto de características particulares capaz de diferenciar pessoa ou coisa de outra. No AIC Lab, em nossa busca constante pelo fortalecimento de grupos e coletivos sociais que atuam pela promoção da cidadania, desenvolvemos uma série de metodologias voltadas à criação colaborativa de sistemas de identidades visuais. Nesse processo, os grupos são provocados a pensar sobre o que os torna únicos e qual imagem querem passar para o mundo.

A metodologia utilizada por nós no processo de construção coletiva de identidades visuais é fruto do amadurecimento de algumas experiências construídas pela AIC, no âmbito de vários projetos, principalmente a antecessora do AIC Lab, a ACS – Agência de Comunicação Solidária. Agora, buscamos sistematizar essas experiências por meio de uma nova ferramenta, o jogo do design colaborativo popular1.

Identidade visual: o que é?

A identidade visual é a representação gráfica, composta por um conjunto de elementos visuais, que caracteriza uma iniciativa. Na maioria das vezes, ela é composta por uma marca, com texto escrito e representação visual, paleta de cor, tipografia e outros elementos. Assim, uma identidade visual funciona como uma espécie de assinatura digital, capaz de dar um “rosto” a iniciativa.

Elementos da identidade visual do Pocim Vivo, grupo que buscava restaurar e ocupar uma área verde na região do Aglomerado da Serra, em BH.

Por que meu grupo deve ter uma identidade visual sistematizada?

Já entendemos que a identidade visual é uma representação gráfica de uma marca. Agora, vamos destacar a importância de tê-la em uma iniciativa social.

É preciso ter em mente que uma identidade visual representativa e consistente pode ajudar uma iniciativa social a transmitir seus valores e causas. Para um grupo que luta por causas socioambientais, uma marca construída com base em seus valores e ações, que exprime sua identidade por meio de símbolos conectados a sua causa, pode atrair mais pessoas que se identificam com suas questões do que um marca construída de modo genérico, sem levar em conta a história do grupo, seu contexto de atuação ou os valores que o movem.

Assim, na busca por metodologias que fortaleçam as iniciativas sociais, o jogo do design colaborativo busca ampliar o processo de criação conjunta de uma marca. Com ele, queremos facilitar o diálogo entre os membros do grupo e co-construir um repertório compartilhado. Dessa forma, as pessoas podem refletir sobre a representação visual de sua iniciativa.

¹ A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta: “Guia do Design Popular Colaborativo: experimentações na criação visual popular” (nº 2442/2021-1) 

Quer saber mais sobre a criação colaborativa de identidades visuais?

Conheça o caso do Pocim Vivo, atendimento realizado pela ACS – Agência de Comunicação Solidária.