Desde a chegada da Covid-19 ao Brasil, diante do agravamento da falta de acesso a direitos básicos, líderes comunitários, ativistas e organizações da sociedade civil uniram forças para enfrentar os impactos devastadores da pandemia. Ainda em 2020, a AIC se somou a essa articulação. Criamos a rede Periferia Viva, que atuou na defesa do direito à vida, à dignidade e à cidadania das populações periféricas.  

O contato direto com esses públicos chamou nossa atenção para algumas de suas demandas. Por um lado, a morte de líderes comunitários e detentores culturais apontou para a necessidade de registro de memórias e saberes dessas comunidades. Por outro, ficou evidente que muitos grupos periféricos não têm recursos para criar produtos de comunicação que contem histórias sobre si mesmos e sobre seus públicos. 

Do anseio de contribuir para a solução dessas questões, o projeto Um Salve Para Nós nasce, em 2023, como parte das ações do AIC Lab. A iniciativa une o melhor de duas frentes de trabalho da AIC. Por um lado, o trabalho colaborativo junto a grupos da sociedade civil; por outro, o resgate e fortalecimento da memória comunitária. Como principal objetivo, o Um Salve Pra Nós buscou promover o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural imaterial das regiões do Aglomerado da Serra, Taquaril e Morro das Pedras, em Belo Horizonte, por meio de uma parceria com grupos culturais dessas regiões.  

Com ações formativas em linguagens e tecnologias comunicacionais, o projeto atuou na produção colaborativa de materiais de divulgação, com foco na memória e na preservação dos bens culturais materiais e imateriais das regiões de atuação. Além disso, vem promovendo oficinas culturais em escolas públicas nos três territórios abrangidos. 

Um dos primeiros passos foi realizar um mapeamento e registro de seis grupos culturais da cidade, dois de cada região. Participam desse projeto os grupos: Abadá Capoeira, Cia dos Anjos, Marcos Fiote, rapper e produtor cultural, Casa Hip Hop, Projeto Itamar e Projeto Ully.  

Investigando o patrimônio imaterial a partir do olhar de grupos culturais

Para nós, um dos eixos da investigação do patrimônio imaterial comunitário é, sem dúvidas, a escuta ativa. Assim, no Um Salve Para Nós convidamos os grupos a assumir o papel de protagonistas, apontando os caminhos a serem percorridos. Como o próprio nome já diz, a ideia é que esses grupos reconheçam e celebrem seus próprios saberes e fazeres, bem como seus públicos. Partimos do entendimento de que as iniciativas fazem parte do patrimônio vivo de seus territórios.  

No diálogo com os representantes das iniciativas, convidamos os grupos a elegerem as temáticas que seriam abordadas em cada uma das produções. Também pensamos junto as especificidades, benefícios e desafios de cada linguagem comunicacional, tendo em vista os contextos e o impacto desejado nas comunidades. 

Um dos agentes culturais envolvido no projeto descreve a experiência de participar dessa iniciativa como um percurso transformador de compartilhamento das riquezas culturais locais. “Participar desse processo significou acessar um universo de tradições muitas vezes perdido com o tempo. Cada troca feita foi uma oportunidade de aprendizado e enriquecimento da comunidade”, conta.   

No caminho de descoberta do Um Salve Para Nós, o respeito e a valorização mútua se tornaram peças fundamentais na construção de um legado compartilhado. 

Multiplicando a memória comunitária

Investigar o patrimônio das favelas e periferias de BH também pode funcionar como ponto de partida para novas incursões. Para que essas repercussões sejam possíveis, é preciso comunicar as descobertas do processo: uma vez escolhidas as temáticas e formatos, era hora de partir para a produção colaborativa dos materiais.

Guilherme Siri, capoeirista e professor do Abadá Capoeira na Comunidade Taquaril, identificou a necessidade de registrar o legado dos mestres de capoeira da comunidade. Para dar vida a essa história, foram feitas entrevistas em vídeo. Enquanto isso, a Casa Hip Hop Taquaril buscou dar visibilidade às diversas ações culturais e sociais que acontecem sob o teto da Casa, por meio de um folder que homenageia os moradores envolvidos. 

A Cia dos Anjos, grupo de dança fundado em 1999, propõe contar sua história em um zine impresso, colaborativamente produzido por aqueles que passaram pelo coletivo. O rapper Marcos Fiote, do Fúria Negra, identificou a necessidade de registrar as iniciativas culturais da Morro das Pedras. O resultado? Um guia cultural do território, chamado Um pequeno guia do que tem de bom pra fazer no Morro das Pedras. Já o Projeto Itamar, comandado por Laudilene Fernanda e Itamar no Aglomerado da Serra, focou na memória das lavadeiras. Em um pequeno vídeo-documentário, pessoas que tiveram sua história marcada pelas águas da Serra dão seus depoimentos. Por fim, o Projeto Ully, atuante desde 2017 no Morro das Pedras, buscou registrar histórias por meio de um livro de receitas das senhoras da comunidade. 

Além disso, para multiplicar o impacto do projeto junto aos estudantes das escolas da rede pública de ensino, o Um Salve Pra Nós promoveu oficinas nesses espaços. Em um contexto em que as referências negras e periféricas são frequentemente apagadas e as discriminações persistem, a celebração da diversidade cultural no ambiente educacional emerge como uma poderosa ferramenta para construir pontes de compreensão, respeito, autorreconhecimento e autovalorização. O projeto conta também com a produção e distribuição de um guia de atividades multiplicadoras. A intenção é apoiar professores dessas escolas na promoção do patrimônio imaterial nas salas de aula. 

Quer saber mais sobre nossas ações de fortalecimento da sociedade civil?

Conheça os projetos que desenvolvemos na área!