Periferia Viva foi uma força-tarefa, com atuação prioritária em Belo Horizonte e região metropolitana, criada para dar visibilidade, fortalecer as articulações e somar apoios e parcerias aos esforços já em curso de mobilização social e vigilância civil para o enfrentamento à pandemia da Covid-19. A perspectiva do projeto foi atuar na defesa do direito à vida, à dignidade e à cidadania das populações periféricas, que foram gravemente impactadas pela pandemia e pelas consequencias socioeconômicas da mesma.

No decorrer do projeto, entre 2020 e 2022, a força-tarefa se ampliou para uma grande rede formada por iniciativas periféricas que se apoiam e se fortalecem, buscando juntas soluções para as dificuldades encontradas nas comunidades. Em suas ações, orientou-se pela escuta ativa, pela articulação em rede, pela mobilização de atores sociais e pelo protagonismo das iniciativas da periferia que atuaram e seguem atuando de forma conectada.

Público

Mais de 100 iniciativas periféricas da RMBH, que atuam junto aos mais variados públicos: população de rua, crianças e adolescentes, famílias, idosos, juventudes, quilombolas, comunidades tradicionais, indígenas, imigrantes, encarcerados etc. Cada uma das iniciativas beneficia entre 500 e 1,5 mil pessoas. Dessa forma, estimamos aproximadamente 100 mil pessoas beneficiárias na rede do Periferia Viva.

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Plataforma online

Reúne e dá visibilidade às iniciativas periféricas que compõem a rede. Possui um blog de notícias sobre os esforços feitos para apoiar os públicos vulneráveis.

Escuta ativa das lideranças comunitárias

Por meio do contato frequente com as iniciativas comunitárias, é realizado o monitoramento de boas práticas, demandas e dificuldades. A partir desse trabalho, são feitos encaminhamentos e buscadas parcerias.

Apoio institucional às iniciativas

Para dar visibilidade a causas e campanhas sociais, é feito um trabalho de assessoria de comunicação às iniciativas populares. Outra frente de apoio institucional em que a iniciativa atua é a de apoio à escrita e à submissão de projetos dos grupos e entidades das periferias a editais de fomento.

Campanha Proteja a Vida

Distribuição de milhares de kits com máscaras e peças informativas sobre prevenção ao contágio pelo novo coronavírus e à violência contra a mulher, a criança e o adolescente junto a comunidades vulneráveis.

Parcerias

Galeria