Voltado à prevenção à mortalidade materna e infantil, Mães de Minas foi um amplo programa de mobilização social e comunicação, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Suas ações envolveram a participação de órgãos governamentais, instituições do terceiro setor, da iniciativa privada e de comunidades de todas as regiões do Estado, entre os anos de 2012 e 2013.

Com o desejo de gerar mobilização social para a promoção da saúde pública, o Programa teve como eixos orientadores a realização de processos formativos e participativos sobre saúde preventiva e atividades de criação artística, que abordaram temáticas relacionadas à maternidade de forma sensível e criativa.

Público

Participaram das atividades formativas gestantes, mães, pais e familiares, bem como agentes de saúde locais que atuam em todas as regiões do Estado de Minas Gerais, totalizando mais de duas mil pessoas. Além disso, as ações itinerantes da Caravana Mães de Minas envolveram mais de 12 mil moradores das comunidades, totalizando, ao final do processo, um público de quase 15 mil pessoas.

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

Foram realizadas ações de formação de agentes de saúde locais para que atuassem na promoção da vida das gestantes e das crianças.

ÊNFASE PREVENTIVA

As capacitações enfatizaram o papel dos agentes na sensibilização da população para práticas de saúde preventiva.

CARAVANA MÃES DE MINAS

Uma caravana com ampla estrutura para atividades educativas e de mobilização percorreu todo o Estado de MG.

ATIVIDADES PARTICIPATIVAS

As atividades educativas da Caravana, oferecidas a gestantes, mães, pais e familiares das comunidades de Minas Gerais, tiveram caráter lúdico e participativo.

Parcerias

Galeria