Um dos pilares da ação empresarial responsável e sustentável é a construção do diálogo e de parcerias efetivas com as populações dos territórios. Ele se materializa em programas de relacionamento com as comunidades, que devem se voltar à promoção do desenvolvimento social, econômico e cultural para os diversos públicos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade.

Desde 2007, a AIC é parceira de dezenas de empresas no desenvolvimento de programas dessa natureza. Articula tecnologias sociais para conectar empresas e comunidades em amplas ações, coletivas e intersetoriais, calcadas em diagnósticos e planejamentos participativos, seguidos de atividades colaborativas cujo propósito é gerar efetivas possibilidades de cidadania para as populações.

É variado o leque de ações já realizadas nessa frente: ativação de redes para a promoção de causas de interesse público; mutirões de revitalização de espaços públicos, escolas, creches, estruturas de arte, cultura e lazer; desenvolvimento de projetos coletivos para o incremento da educação, da saúde e da qualidade de vida.

Público

A AIC já desenvolveu programas de relacionamento com comunidades junto a populações de todas as regiões brasileiras. São mais de 200 localidades impactadas, em ações que envolveram mais de dez mil pessoas. Os programas são realizados com empresas dos mais diversos setores.

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

ARTICULAÇÕES INTERSETORIAIS

Atividades são planejadas e viabilizadas por redes de sujeitos e coletivos os mais variados.

ATIVIDADES PARTICIPATIVAS

Processos amplamente participativos geram diagnósticos e planos de ação colaborativa.

AÇÃO PELO DESENVOLVIMENTO LOCAL

Projetos enfatizam a construção de perspectivas concretas de desenvolvimento local.

AÇÃO PELA SUSTENTABILIDADE

Formação, conexão e articulação de redes geram desenvolvimento humano local sustentável.

Parcerias

Galeria