A Plataforma Integrar foi desenvolvida pela AIC como parte das ações do Programa Integrar, realizado pela Kinross na cidade de Paracatu (MG). Seu objetivo é agregar e articular ações de relacionamento com a comunidade nos eixos de cultura, educação, geração de trabalho e renda, saúde e comunidade e educação ambiental, tendo em vista o enfrentamento aos desafios relacionados à pandemia e seus desdobramentos. Escuta qualificada, compartilhamento de conhecimentos, alianças solidárias e construção coletiva orientaram a atuação da iniciativa. 

A Plataforma Integrar foi criada pela parceria entre AIC e Kinross em 2020, por meio do projeto Integrar Contra a Covid-19. Entre 2021 e 2022, ganhou uma nova fase, acompanhando as demandas trazidas pelos impactos da pandemia. 

Público

Professores, estudantes, funcionários e gestores de escolas públicas, iniciativas culturais e sociais, pequenos produtores e empreendedores locais, fazedores de cultura e representantes do poder público local estão entre os públicos da Plataforma Integrar. As ações desenvolvidas impactam todo o município de Paracatu. 

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Diagnóstico

Diagnóstico preliminar e escuta contínua são as bases para as demais ações desenvolvidas. Administração pública, lideranças da sociedade civil, representantes do setor privado e setor cultural da cidade são envolvidos neste processo.  

Articulação

Com vistas ao desenvolvimento local, são promovidas campanhas e articuladas ações diversas em torno dos cinco eixos da plataforma. 

Plataforma eletrônica

Um site dá visibilidade às iniciativas existentes na cidade de Paracatu e reúne informações confiáveis relacionadas aos eixos do programa e às ações desenvolvidas.

Apoio a grupos

Por meio das tecnologias sociais ACS – Agência de Comunicação Solidária e Audioetal, diversos atores sociais locais recebem suporte em comunicação, mobilização de recursos e realização de pequenos projetos. 

Programa de rádio

Programa transmitido em rádios locais busca reconectar as comunidades escolares, fortalecer o papel comunitário das escolas e incentivar o hábito de aprender. 

Parcerias

Galeria