A fim de fortalecer políticas públicas voltadas à garantia de direitos e à promoção do desenvolvimento social, a AIC vem atuando em diversificadas ações diagnósticas, seguidas da elaboração de propostas e planos estratégicos em resposta aos desafios identificados. 

Os diagnósticos participativos são pautados pelo diálogo e pela colaboração entre diferentes atores sociais, por meio de metodologias participativas de comunicação, educação e mobilização social. 

Veja abaixo algumas das ações desenvolvidas nesse sentido. 

Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha 

Elaborado de maneira participativa com cerca de 500 representantes da sociedade civil e do poder público que compõem as 59 cidades do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, o Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha apostou na construção coletiva de diretrizes e estratégias para o crescimento da região. A iniciativa foi realizada pela Fundação João Pinheiro e contou com a atuação da AIC na mobilização social e em ações de comunicação. 

Encontros de diálogo foram realizados nos territórios, em 2017, por meio de metodologias de mobilização social e de criação de espaços qualificados de escuta, corresponsabilização da sociedade civil e construção participava, além da implementação de ações estratégicas para o desenvolvimento local. 

Rede Artesanato Brasil 

Originada no Programa do Artesanato Brasileiro do Ministério da Economia, a Rede Artesanato Brasil tem como propósito elaborar um diagnóstico nacional do segmento artesanal e estruturar propostas estratégicas para o desenvolvimento do setor. 

Entre 2021 e 2022, a AIC atuou junto à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no núcleo gestor do projeto, responsável por coordenar uma rede de pesquisa participativa espalhada pelo país, bem como ações de mobilização social e comunicação. 

Vale Cuidar 

Projeto da Vale voltado para a mobilização social pelos direitos da primeira infância e pelo desenvolvimento infantil, conta com execução da AIC desde 2019. Já esteve nos municípios de Governador Valadares, Nova Era, Tumiritinga e Resplendor (MG) e hoje está no Espírito Santo, nas cidades de Cariacica, Serra e Vitória.

Seu objetivo é desenvolver competências de educadores, promover o brincar e fomentar a participação dos adultos na formação das crianças. Para isso, lança mão de atividades de diagnóstico e sensibilização, intervenções para promoção do brincar na cidade, formação de profissionais e elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. 

Público

Os diagnósticos colaborativos envolvem diferentes atores, como o poder público, empresas, sociedade civil organizada e categorias profissionais. A abrangência das ações pode ser local, regional ou nacional. 

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Atividades de comunicação para a mobilização social

Seja para mobilizar pessoas para a participação na elaboração dos diagnósticos, seja como desdobramentos desses processossão desenvolvidos campanhas, ações e produtos de comunicação variados, fim de sensibilizar e mobilizar os públicos dos projetos. 

Elaboração coletiva

Com base nos diagnósticos, são promovidos processos colaborativos para a elaboração de propostas e planos de ação estratégica.

Intervenções na cidade

Os territórios recebem intervenções que potencializam a integração e a participação popular, tais como espaços de escuta, cortejos cênicos e espaços para a promoção do brincar.

Processos formativos

A partir da escuta diagnóstica, oficinas, cursos e formações são oferecidos para a capacitação de diferentes atores, incrementando sua participação. 

Parcerias

Galeria