O Inclusive Luísa é uma iniciativa articulada desde 2020 por Luísa Camargos, integrante da equipe da AIC que é a primeira Relações Públicas com Síndrome de Down do país. A proposta é convocar as pessoas a se abrirem à diversidade. Afinal, a condição humana é diversa e todos os sujeitos, quaisquer que sejam as suas especificidades, têm direito à cidadania. Contudo, tal direito é negado a quem está fora de um pretenso padrão de normalidade, definido a partir de lógicas de preconceito. 

O projeto convida à desconstrução das lógicas de exclusão e à atuação cotidiana em prol da sociedade inclusiva. Para isso, produz e difunde conteúdos educativos e informativos sobre a mobilização social pelos direitos das pessoas com deficiência. Além disso, apresenta o dia a dia de iniciativas realizadas por Luísa, como a Bagaceira (que incentiva pessoas com Síndrome de Down a ocuparem espaços de diversão e socialização) e a palestra “47 Cromossomos e Inúmeras Possibilidades”, em que ela fala de perspectivas para a sociedade inclusiva a partir de sua experiência de vida.

Público

Cerca de mil pessoas por ano são sensibilizadas pelos conteúdos gerados e pelos eventos realizados por Luísa, e outras 10 mil são alcançadas indiretamente por suas redes sociais. Além do público em geral, mobilizamos ativistas e redes de ativismo pela sociedade inclusiva, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas e órgãos públicos. 

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

INFORMAÇÃO

Ampla disseminação de informações qualificadas para fazer a mobilização social avançar.

REDES

Redes sociais conectadas a mais de dez mil pessoas difundem o ideal do respeito à diversidade.

PODCAST

Programa conduzido por Luísa e disponibilizado nas plataformas digitais entrevista pessoas com deficiência, profissionais e ativistas pela sociedade inclusiva. 

AÇÃO EDUCATIVA

Através da participação em eventos das mais diversas áreas, o projeto promove os direitos das pessoas com deficiência.

Parcerias

Galeria