Colabora foi um programa de formação e mobilização de professores, gestores e estudantes de escolas da rede estadual pública de ensino da RMBH, realizado em 2016. Com o objetivo de fomentar e fortalecer a educação integral, as ações compreenderam a articulação de práticas e recursos da educomunicação às atividades curriculares das instituições, além da construção participativa de projetos de intervenção positiva nas escolas e suas comunidades, com o envolvimento de coletivos e movimentos sociais e culturais.

Visando à construção de soluções integradas entre escolas, famílias e comunidades para problemas educacionais e comunitários, ferramentas comunicativas foram mobilizadas para esse trabalho comum. O projeto também investiu na promoção de novos modos de produção e difusão do conhecimento escolar por meio da apropriação dos recursos da educomunicação, abrindo portas para o letramento em uma perspectiva plural, articulado à exploração de diferentes linguagens (como artes, design, tecnologias digitais e comunicação multimídia).

Público

Participaram do projeto 400 alunos e 250 professores das escolas públicas da rede estadual de ensino de Belo Horizonte e região metropolitana, bem como grupos, coletivos e movimentos de promoção dos direitos sociais e culturais das comunidades. Ao todo, estima-se que mais de mil pessoas foram envolvidas em todo o processo.

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Circuito de formação e práticas laboratoriais

Agência de comunicação jovem realizou projetos de rádio, aplicativos e jogos educacionais, potencializando o uso de tecnologias da comunicação nos espaços escolares.

Instâncias de gestão escolar participativas

Criação de instâncias de gestão escolar participativas para o fomento ao protagonismo juvenil.

Parcerias

Galeria