Reunimos nessa página uma ampla gama de ações voltadas ao fortalecimento da sociedade civil e à redução de vulnerabilidades sociais realizadas pela AIC em parceria técnica com os seguintes grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG (PPGCOM-UFMG): Mobiliza – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública e Ipê – Grupo de Pesquisa em Instituições, Públicos e Experiências Coletivas.

As ações contam com docentes e discentes do PPGCOM UFMG na pesquisa para o permanente incremento metodológico; bem como no planejamento, acompanhamento e avaliação da implantação.

Docentes da UFMG envolvidos: Márcio Simeone Henriques, Fábia Pereira Lima e Daniel Reis Silva.

Discentes da UFMG envolvidos: Angélica Almeida, Henrique Caixeta, Iasminny Cruz, Ives Teixeira Souza, Laura Pereira,  Marlene Machado, Nathália Vargens, Rafaela Pereira Lima, Túlio Pagnan,

Conheça algumas das ações desenvolvidas pela parceria ao longo de 2021:

 

 

Público

Discentes e docentes da UFMG são envolvidos em ações colaborativas que impactam milhares de pessoas e dezenas de grupos da sociedade civil.

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Disciplina laboratorial Lab ACS

Apresenta fundamentos para o planejamento da comunicação com a utilização de metodologias de comunicação para a mobilização social e realiza o atendimento a grupos, entidades e projetos que atuam pela promoção da cidadania.

Tecnologias de comunicação educativa

Promove ações diversas ancoradas em uma noção de educação para e pela comunicação. As ações propiciam a apropriação de linguagens comunicativas por pessoas e grupos e e mobilizam tecnologias da comunicação e materiais midiáticos como recursos pedagógicos.

Pesquisa metodológica

Investigação voltada para o permanente incremento metodológico nas áreas de comunicação e mobilização social. Inclui as etapas de planejamento, acompanhamento e avaliação da implantação, bem como a sistematização dos conhecimentos adquiridos.

Parcerias