Desde os anos 1990, a AIC desenvolve variados programas de formação continuada de professores e gestores para o fortalecimento e incremento da educação básica em redes públicas de ensino. Os eixos principais de atuação são: fortalecimento do trabalho dos profissionais da educação, incremento dos processos de avaliação, implantação de atividades escolares calcadas em metodologias ativas, promoção da articulação em rede.

Nos programas, são acionadas metodologias que promovem a ação colaborativa e integrada das equipes escolares, a gestão escolar democrática, a promoção de práticas educativas participativas e dialógicas, o desenvolvimento do trabalho pedagógico calcado em diagnóstico, planejamento e avaliação continuada. Outro aspecto central é a ênfase no protagonismo juvenil, por meio da construção de projetos de vida dos estudantes e do desenvolvimento de competências para a vida.

Um dos programas de destaque foi o Reinventando o Ensino Médio, realizado pela Secretaria de Estado de Educação de MG. Na iniciativa, promovida entre 2012 e 2013, a AIC formou professores de 122 escolas, de todas as regiões mineiras, para o desenvolvimento de projetos de comunicação aplicada em sala de aula.

Nos últimos anos, os principais programas desenvolvidos na área foram o Integrar Educação, realizado pela Kinross e executado pela AIC junto a professores, gestores e estudantes de escolas públicas de Paracatu (MG), e o Jovem de Futuro, realizado pelo Instituto Unibanco e implementado pela AIC junto a gestores escolares de Minas Gerais.

Público

Professores, gestores, alunos, familiares e comunidades. Foram 160 profissionais de educação formados e 2,5 mil alunos beneficiados entre os anos de 2018 e 2019.

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Formação complementar para gestores escolares e para docentes dos Ensinos Fundamental 1 e 2

Implantação de inovações em Gestão Escolar, Metodologias para a Aprendizagem Ativa, Língua Portuguesa e Matemática em oitos escolas das redes públicas municipal e estadual de ensino de Paracatu.

Projetos de protagonismo estudantil

Desenvolvimento de cerca de 20 projetos pedagógicos de mobilização escolar e comunitária, com vistas ao desenvolvimento de competências para a vida entre estudantes dos Ensinos Fundamental 1, 2 e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Produção da coleção "Cadernos de Educação Solidária"

Elaboração de materiais pedagógicos pautados em metodologias ativas e com orientações de situações de aprendizagem a serem multiplicadas em sala de aula. Coleção voltada a educadores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Diagnósticos de situação escolar

A partir do levantamento de informações sobre proficiência de estudantes, professores e gestores e das percepções de suas comunidades escolares acerca da qualidade da oferta educativa, foi elaborado um diagnóstico da situação escolar de oito instituições de ensino do município de Paracatu (MG), o qual foi compartilhado com as redes de ensino públicas do município para orientar a construção de políticas de educação.

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