Já contamos em outros momentos que o processo de criação colaborativa orienta muitas ações do AIC Lab e uma delas é o design colaborativo – metodologia que tem como foco ampliar a participação de grupos e iniciativas sociais na construção de sua identidade visual. 

Por aqui, estamos sempre buscando propostas e soluções para que os participantes de grupos atendidos tenham participação ativa em nossas construções. Nos últimos meses, nos dedicamos à criação de uma nova ferramenta: o jogo do design colaborativo popular, que é a sistematização da metodologia da AIC que propõe envolver os grupos no processo de co-produção de criação visual.  

Em breve, compartilharemos com o mundo mais essa ferramenta. Por isso, hoje contaremos para você sobre o papel de uma pessoal essencial no desenvolvimento desse processo: o mediador. 

O MEDIADOR NO PROCESSO DE PRODUÇÃO COLABORATIVA

O mediador é uma figura importante no desenvolvimento do Jogo do Design Colaborativo. Ele atua como facilitador de diálogo junto aos membros do grupo, com a missão de conduzir e absorver o conteúdo exposto nas diferentes fases do processo.  

Ao desempenhar o papel de intermediário, o mediador assume a responsabilidade de ajudar o grupo a se conhecer e reconhecer, identificando questões relevantes e garantindo que todos estejam envolvidos e se sintam ouvidos na mesma medida. 

Desse modo, para que não ocorram mal-entendidos, conflitos de ideias ou outros obstáculos que possam dificultar a colaboração e a construção conjunta, a atuação do mediador durante todo o processo deve ser atenta. Através de uma escuta ativa, ele é capaz de costurar diferentes contribuições, construindo o repertório que servirá de base para uma criação visual alinhada aos interesses do grupo.   

Saiba mais sobre as metodologias que mobilizamos em nosso jogo!

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta: “Guia do Design Popular Colaborativo: experimentações na criação visual popular” (nº 2442/2021-1).