No AIC Lab, um dos nossos maiores objetivos é fortalecer iniciativas sociais a partir da comunicação e do design. Como parte desses esforços, podemos destacar a criação e aperfeiçoamento constantes de metodologias ativas e ferramentas. É o caso do Jogo do Design Colaborativo¹, que pretende auxiliar no processo de construção coletiva de identidades visuais. Esse processo convida as iniciativas a pensarem sobre o que as torna únicas e a imagem que querem passar para o mundo.

Entendemos que uma logomarca e todos os elementos de uma identidade visual materializam em imagens, cores e formas a causa social defendida por um grupo, sendo estruturas importantes para a sua comunicação. Mas, para que essa mensagem seja consistente e reconhecível, é indispensável o apoio de um guia para auxiliar na aplicação correta da marca.  

Manual de marca: o que é?  

O manual de marca é um guia que apresenta informações de como uma marca e seus elementos visuais devem ser aplicados e usados. Na maioria das vezes, ele descreve como logotipo, cores, tipografia e desenhos de apoio, entre outros elementos, podem ser utilizados em diferentes materiais e contextos, sem perder a unidade.  

Nesse sentido, sua principal função é garantir a consistência da identidade visual e a aplicação correta dos elementos gráficos em todas suas representações, sem distorções ou inconvenientes. O manual de marca fornece diversas orientações detalhadas. Orienta, por exemplo, sobre como usar o logotipo, como aplicá-lo sobre fotos e fundos coloridos, qual o tamanho mínimo de redução sem perder a legibilidade, quais cores utilizar e quais as fontes tipográficas daquele sistema de identidade. Além disso, o manual de marca também pode incluir informações sobre a história do grupo, valores e sua causa social.  

Mas qual a importância de um manual de marca para meu grupo?  

Já entendemos que o manual de marca é um guia de aplicação de uma identidade visual. Agora, vamos destacar a importância do seu uso para uma iniciativa social.  

É importante ter em vista que uma identidade visual desempenha o papel crucial na conexão com seus públicos e parceiros. Assim, um manual de marca é importante porque apresenta diretrizes objetivas e consistentes sobre a maneira que a identidade visual deve ser representada e comunicada. Isso garante uma marca coesa e padronizada.  

De posse de um manual da sua marca, um grupo pode acionar diferentes profissionais do design e fornecedores de gráficas, por exemplo. Seguindo o manual, todas as peças e trabalhos sairão dentro no mesmo padrão de aplicação. A identidade visual bem aplicada em toda a diversidade de materiais auxilia na rápida identificação do grupo por seus públicos quando sua logomarca assina uma peça. 

Uma identidade visual bem aplicada contribui não apenas para seu reconhecimento e diferenciação, mas para credibilidade, coerência e comunicação efetiva de uma iniciativa para com seus públicos.  

Quer saber mais?

Entenda sobre a importância de uma identidade visual sistematizada para projetos sociais.

¹ A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta: “Guia do Design Popular Colaborativo: experimentações na criação visual popular” (nº 2442/2021-1)