Foi de uma combinação entre as culturas oral e letrada que nasceu o Expressão Criativa: conjunto de ações de mobilização, formação e criação artística voltadas ao incremento das capacidades leitora e escritora dos alunos de uma escola pública rural em Barra dos Coqueiros, na Região Metropolitana de Aracaju (SE). Para essa missão, além de promover experimentações sensíveis envolvendo a literatura, a iniciativa dialogou com a cultura popular e com as mais variadas linguagens artísticas, incluindo as práticas da cultura digital. O projeto, realizado pela VLI e desenvolvido pela AIC, foi promovido em 2018.
Público
Profissionais da educação e estudantes de uma escola pública rural em Barra de Coqueiros, no município de Aracaju (SE). Ao todo, foram dez educadores e gestores formados, 60 alunos de 4° e 5° anos do ensino fundamental participantes das oficinas, além de 250 pessoas beneficiadas com a doação de novo acervo de livros.
Ações realizadas
Confira a seguir as principais ações empreendidas.
Oficinas de linguagens artísticas para os alunos
Os estudantes participaram de oficinas que os estimularam à expressão e ao exercício da imaginação, tais como: mapa afetivo, criação de personagens e de histórias. O objetivo das atividades foi aproximar os alunos do universo da literatura, de maneira criativa e envolvente.
Módulos formativos para professores e gestores escolares
Professores e gestores escolares conheceram e puderam experimentar novas práticas de mediação, leitura e escrita.