O Comitê de Cultura de Minas Gerais é parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Ministério da Cultura (MinC). Seu objetivo é ampliar o acesso e a participação popular nas políticas públicas de cultura, contribuindo, assim, para a sua democratização.
A AIC foi escolhida em edital para estar à frente dessa articulação em Minas Gerais, em parceria com outras três Organizações da Sociedade Civil do estado: Associação Carla Rosa (Viçosa), Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (Araçuaí) e Espaço Hibridus Ponto de Cultura (Ipatinga). Ao longo de dois anos, entre 2024 e 2026, serão realizadas atividades de mobilização social, formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, comunicação social e difusão de informação sobre as políticas culturais.
Além de ações online e abertas a todo estado, o Comitê irá desenvolver ações territoriais em 28 municípios das Regiões Imediatas Prioritárias de Araçuaí, Belo Horizonte, Ipatinga e Viçosa. O trabalho é orientado por princípios como a participação e a educação popular, a territorialização das políticas culturais, a valorização da diversidade cultural, étnico racial e regional e o fortalecimento das identidades regionais.