A Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil é um programa de formação de agentes juvenis voltado ao fortalecimento dos patrimônios imateriais e das identidades culturais locais. Por meio de ações de mobilização cultural e comunicação, a ideia é que os jovens participantes se tornem agentes difusores e multiplicadores das memórias e práticas culturais cotidianas de seus territórios. Valorizando a construção coletiva do conhecimento, o projeto cria espaços de promoção de representações dos jovens sobre a cultura que vivenciam e constroem em suas próprias cidades.  

A iniciativa teve início em 2019, em Paracatu (MG). Em 2022, realizou a segunda edição no município e contempla, também, as cidades de Belo Horizonte, Contagem, Igarapé e Itatiaiuçu (MG). O patrocínio foi da Kinross e da Mineração Usiminas, por meio de recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Paracatu

A primeira fase do projeto buscou trazer a juventude para o para o centro da ação de reflexão e intervenção na cultura da cidade, por meio do mapeamento de manifestações e iniciativas culturais locais e da criação de uma agenda de ações coletivas. 

Na segunda fase do projeto, foi implantado um núcleo de fortalecimento do patrimônio cultural de Paracatu, tendo à frente agentes culturais juvenis, estudantes ou egressos de escolas públicas, que participam ou demonstraram interesse em grupos ou manifestações culturais da cidade. O grupo produziu atividades de mobilização comunitária e comunicação a fim de fortalecer iniciativas da cultura local. 

Belo Horizonte e Contagem

Ao longo de 2022, o projeto desenvolveu um programa de educação patrimonial junto a jovens de coletivos e grupos culturais de Belo Horizonte e Contagem, participantes do Fórum das Juventudes da Grande BH. As atividades formativas permitiram que os jovens, a partir das discussões teóricas e de atividades práticas, construíssem intervenções artísticas, encontros comunitários e produtos de comunicação que compõem uma campanha de fortalecimento da cultura local.  

Igarapé e Itatiaiuçu

A fim de fortalecer e valorizar a cultural local nos municípios, o projeto formou turmas de jovens, estudantes do ensino médio, em cada município, para que atuassem como agentes de promoção do desenvolvimento local, da arte e da cultura nas comunidades onde vivem.  A partir da formação, o grupo mapeou iniciativas culturais dos municípios, resultando em produções colaborativas que reúnem diversas manifestações artísticas e culturais, com ênfase nas culturas e linguagens juvenis.  

Público

80 jovens foram o público dos percursos formativos realizados nas cinco cidades. Além disso, cerca de 60 integrantes de coletivos culturais do Fórum das Juventudes foram envolvidos. A população das localidades onde o projeto é realizado é também contemplada por meio das ações de mobilização cultural e difusão do patrimônio imaterial da cidade. 

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

FORMAÇÕES

É desenvolvido um amplo processo formativo, baseado em metodologias ativas, que promove a produção de conhecimentos em patrimônio imaterial e mobilização cultural. 

MAPEAMENTO COLABORATIVO

Uma importante ação é a realização de um mapeamento colaborativo de manifestações culturais locais, que dão origem a um guia cultural jovem. 

DIFUSÃO

Entre as atividades práticas, os jovens, junto aos grupos culturais participantes, produzem intervenções artísticas e eventos culturais colaborativos, com base nas iniciativas levantadas durante o mapeamento.

Campanhas de comunicação

Agentes juvenis idealizam e executam colaborativamente planos e campanhas de comunicação para o fortalecimento da cultura local. 

Parcerias

Galeria