Um giro por práticas e manifestações culturais diversas – assim poderiam ser resumidos dois novos documentários produzidos pela AIC e disponibilizados gratuitamente no YouTube. Cores e Contos de Mares e Morros e Práticas Artísticas e Juventudes se somam ao documentário Mineiridades, formando uma tríade de produções audiovisuais lançadas em 2023 e interessadas em registrar os saberes e fazeres de grupos e agentes culturais. Os projetos tiveram patrocínio da VLI, por meio de recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Além do evento de lançamento, os filmes contaram com uma agenda de ações de formação de plateia nas localidades envolvidas. Saiba mais e acesse as produções abaixo! 

Cores e Contos de Mares e Morros 

Uma conversa entre mestres do samba, do jongo, do Hip Hop e dos saraus de poesia periférica. Assim é o documentário de média-duração Cores e Contos de Mares e Morros, que percorre as cidades de Belo Horizonte (MG), Cubatão (SP), Nova Iguaçu (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Santa Luzia (MG) retratando artistas e grupos de diferentes cidades. 

O filme traz a potência das manifestações culturais pelo olhar de quem as produz.  Como se dá o diálogo e a troca entre gerações? Até onde a arte pode nos levar? Partindo de questões como essas, Cores e Contos ecoa as vozes do samba carioca de Paulão Sete Cordas e Marquinhos Diniz e de músicos da escola AMC – Associação do Movimento Compositores da Baixada Fluminense, assim como do samba mineiro de Elzelina Dóris, Fernando Bento e Álvaro Ferr. Também se somam à produção o ritmo e a poesia do Instituto Enraizados de Morro Agudo (Nova Iguaçu) e do Coletivoz (BH). 

A produção também está disponível com legenda descritiva

Práticas Artísticas e Juventudes 

Como a arte pode estar presente no cotidiano das escolas da rede pública? Buscando respostas possíveis para essa pergunta, o documentário Práticas Artísticas e Juventudes lança um olhar sobre a criação artística em escolas públicas de BH, Betim, Ibirité, Itaúna, Divinópolis e Santa Luzia. 

 Alunos da Escola Municipal Aristides José da Silva, em Betim, usam carimbos feitos a partir de frutas e legumes para recriar formas e estampar tecidos. Em escolas de Itaúna e Santa Luzia, a relação entre arte, identidade e território aparece na produção coletiva de mapas afetivos criados por alunos e professores. Já as conversas com o poeta JP sobre arte e poesia foram o mote para alunos de BH, Divinópolis e Ibirité se expressarem criando zines.   

A produção também está disponível com audiodescrição

Quer conhecer outras produções audiovisuais da AIC sobre práticas culturais?

Acesse nossa playlist! Versões com acessibilidade também estão disponíveis.