Navegar por tempos e mundos imaginados, conhecer pessoas e ideias que nos transformam por dentro – esse foi o convite do DivertiLê: leitura, brincadeira e cidadania no mês das crianças, realizado em outubro pelo projeto Cidadania Criativa. A ação levou um presente completo para cerca de quatro mil crianças de regiões periféricas de Belo Horizonte: obras de literatura infantil, cartilha educativa, caixas de lápis de cor e materiais informativos sobre a prevenção ao contágio pelo novo coronavírus e à violência doméstica contra a criança.  

Em um ano marcado pelo isolamento social e pela dificuldade de acesso aos direitos fundamentais da criança – tais como lazer, alimentação, educação e convivência comunitária -, DivertiLê buscou incentivar a leitura infantil e os momentos de diversão em família. Além das brincadeiras propostas nos materiais, há também dicas pedagógicas para quem cuida de meninas e meninos nesses tempos desafiadores de pandemia.

Para fazer a felicidade da criançada, o Cidadania Criativa uniu esforços com a Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias – SABIC e com o Comunidade Viva Sem Fome (CVSF), programa de segurança alimentar também promovido pela AIC. Foi assim que os kits chegaram às casas de 1.200 famílias em situação de vulnerabilidade, junto aos itens básicos de alimentação e higiene que são distribuídos mensalmente pelo CVSF. 

Uma das iniciativas que mediou a entrega foi o Projeto Romper – Casa Acolher, que atende crianças e adolescentes no Morro das Pedras, na Região Oeste de BH. Jhutay Nogueira, presidente do projeto, conta que o recebimento dos kits DivertiLê foi motivo de felicidade na comunidade. Para ela, o incentivo à leitura tem papel central no trabalho desenvolvido no território. Tenho falado que o que vai romper o ciclo da pobreza, o ciclo da violência, principalmente contra as meninas, é a educação. Quando você abre o leque da leitura, você abre um novo mundo. O leitor não aceita migalha, é crítico de si”, pontua ela. 

Os materiais do DivertiLê podem ser acessados aqui.

O Cidadania Criativa – Ações em Rede Pelo Desenvolvimento Integral da Criança e do Adolescente em Situação de Risco Social, realizado pela Associação Imagem Comunitária (AIC) com recursos oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte (FMDCA/BH).  

O Comunidade Viva Sem Fome é promovido pela AIC e a Cáritas Brasileira – Regional Minas Gerais, em aliança estratégica com o movimento Dias Melhores e a AMIS – Associação Mineira de Supermercados.