A fim de fortalecer políticas públicas voltadas à garantia de direitos e à promoção do desenvolvimento social, a AIC vem atuando em diversificadas ações diagnósticas, seguidas da elaboração de propostas e planos estratégicos em resposta aos desafios identificados.
Os diagnósticos participativos são pautados pelo diálogo e pela colaboração entre diferentes atores sociais, por meio de metodologias participativas de comunicação, educação e mobilização social.
Veja abaixo algumas das ações desenvolvidas nesse sentido.
Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha
Elaborado de maneira participativa com cerca de 500 representantes da sociedade civil e do poder público que compõem as 59 cidades do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, o Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha apostou na construção coletiva de diretrizes e estratégias para o crescimento da região. A iniciativa foi realizada pela Fundação João Pinheiro e contou com a atuação da AIC na mobilização social e em ações de comunicação.
Encontros de diálogo foram realizados nos territórios, em 2017, por meio de metodologias de mobilização social e de criação de espaços qualificados de escuta, corresponsabilização da sociedade civil e construção participava, além da implementação de ações estratégicas para o desenvolvimento local.
Rede Artesanato Brasil
Originada no Programa do Artesanato Brasileiro do Ministério da Economia, a Rede Artesanato Brasil tem como propósito elaborar um diagnóstico nacional do segmento artesanal e estruturar propostas estratégicas para o desenvolvimento do setor.
Entre 2021 e 2022, a AIC atuou junto à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no núcleo gestor do projeto, responsável por coordenar uma rede de pesquisa participativa espalhada pelo país, bem como ações de mobilização social e comunicação.
Vale Cuidar
Projeto da Vale voltado para a mobilização social pelos direitos da primeira infância e pelo desenvolvimento infantil, conta com execução da AIC desde 2019. Já esteve nos municípios de Governador Valadares, Nova Era, Tumiritinga e Resplendor (MG) e hoje está no Espírito Santo, nas cidades de Cariacica, Serra e Vitória.
Seu objetivo é desenvolver competências de educadores, promover o brincar e fomentar a participação dos adultos na formação das crianças. Para isso, lança mão de atividades de diagnóstico e sensibilização, intervenções para promoção do brincar na cidade, formação de profissionais e elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância.