Um dos pilares da ação empresarial responsável e sustentável é a construção do diálogo e de parcerias efetivas com as populações dos territórios. Ele se materializa em programas de relacionamento com as comunidades, que devem se voltar à promoção do desenvolvimento social, econômico e cultural para os diversos públicos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade.
Desde 2007, a AIC é parceira de dezenas de empresas no desenvolvimento de programas dessa natureza. Articula tecnologias sociais para conectar empresas e comunidades em amplas ações, coletivas e intersetoriais, calcadas em diagnósticos e planejamentos participativos, seguidos de atividades colaborativas cujo propósito é gerar efetivas possibilidades de cidadania para as populações.
É variado o leque de ações já realizadas nessa frente: ativação de redes para a promoção de causas de interesse público; mutirões de revitalização de espaços públicos, escolas, creches, estruturas de arte, cultura e lazer; desenvolvimento de projetos coletivos para o incremento da educação, da saúde e da qualidade de vida.