Desde 2019, a AIC realiza o Estação de Memórias, uma iniciativa da VLI Logística que conta com o apoio das prefeituras municipais e se volta ao registro, à valorização e à disseminação da memória ferroviária de diferentes localidades do país. 

Baseado no princípio da construção coletiva da memória social, o projeto parte da pesquisa, da mobilização no território e do mapeamento de referências para a construção de espaços expositivos em estações de trem, muitas delas hoje desativadas. Com isso, contribui para a preservação dos patrimônios históricos, artísticos e documentais relacionados à implantação das ferrovias no Brasil. 

Desde 2019, já foram construídos projetos nas cidades mineiras de Araguari, Campos Altos, Carmo do Cajuru, Contagem, Divinópolis, Matozinhos e Uberaba, em Cachoeira, na Bahia, e em Três Rios, no Rio de Janeiro. As próximas cidades a ganharem espaços de memória são: Betim, Formiga, Santa Luzia e São João Del Rey, todas em Minas Gerais.  

Público

Em cada localidade, uma média de 40 pessoas participa da construção colaborativa dos espaços de memória. Estima-se que cada estação inaugurada recebe cerca de 2 mil visitantes por ano. 

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Entrevistas e rodas de histórias

Realização de entrevistas individuais e rodas de histórias com moradores, ferroviários aposentados e familiares, agentes culturais, historiadores e outros profissionais, a fim de coletar narrativas em torno das ferrovias de cada localidade. 

Pesquisa documental e de acervo histórico

Apuração de documentos, publicações e pesquisas científicas para levantamento de informações e mapeamento de acervo fotográfico e de objetos históricos para composição do espaço de memória. 

Pílulas audiovisuais

Produção de série de vídeos curtos com histórias de moradores relacionadas às ferrovias. As produções são disponibilizadas em plataforma digital e integram os espaços de memória construídos pelo projeto. 

Projeto expográfico

Criação e montagem de expografias nas estações de trem, com linhas do tempo, mapas, fotografias, documentos diversos, equipamentos multimídia e objetos históricos reformados. 

Evento de lançamento

Após a montagem das expografias, os espaços de memórias são inaugurados em eventos abertos à população, realizados junto aos parceiros do projeto. 

Parcerias

Galeria