Discutir as possibilidades e potências da gestão escolar a partir do protagonismo juvenil foi a proposta desse projeto, realizado pelo Instituto Unibanco, que contou com a participação de alunos representantes da rede estadual de ensino de três regiões brasileiras: Centro-Oeste (Goiás), Norte (Ceará, Pará e Tocantins) e Sudeste (Espírito Santo). Para fomentar a mobilização e a expressão dos participantes, a AIC realizou duas atividades estratégicas da iniciativa: rodas de conversa e oficinas de comunicação para a produção de publicações independentes sobre o assunto, que envolveram 450 estudantes, em 2016.

Como o próprio nome indica, o projeto se orientou metodologicamente por ferramentas de diálogo, que possibilitaram discussões diagnósticas sobre o ambiente escolar dos estudantes envolvidos. Além disso, o fomento ao protagonismo juvenil, à participação discente e à gestão democrática foram alguns dos norteadores do processo, aliados a práticas de educomunicação.

Público

Participaram das ações formativas do projeto 450 estudantes representantes de escolas da rede pública de ensino dos estados do Pará, Ceará e Tocantins, da região Norte, Espírito Santo, no Sudeste, e Goiás, no Centro-Oeste. Levando em conta o potencial multiplicador dos participantes em seus ambientes escolares, estima-se um alcance de mais de quatro mil pessoas.

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Oficinas de publicação independente

Oficinas de educomunicação que, por meio da produção de publicações independentes, abordaram a participação juvenil no ambiente escolar.

Rodas de conversa sobre gestão e ambiente escolar

Conversas-diagnóstico sobre a gestão escolar e a participação juvenil subsidiaram a produção das publicações nas oficinas.

Parcerias

Galeria