Juntamente com mais de 30 coletivos e entidades de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, a AIC fez parte da criação e atua na articulação dessa rede, criada em maio de 2019, com o objetivo de dar visibilidade às violências sofridas por mulheres que são atravessadas pelo racismo, o encarceramento em massa e o genocídio da juventude negra.

A AIC atua na secretaria executiva da Rede e nas ações de incidência política da Rede, como a construção e o acompanhamento de projetos de lei no âmbito estadual. Além disso, é responsável pela comunicação estratégica do grupo. Também acompanha casos de violências sofridas por pessoas e/ou grupos, formalizando denúncias e dando suporte à organização de atos públicos.

Levando em conta a multiplicidade e a capilaridade dos grupos, investe na articulação em rede e no fazer colaborativo para a defesa e promoção de direitos e participação cidadã, na incidência política estratégica, na mobilização de atores diversos das políticas públicas e dos movimentos sociais e na valorização da autonomia das pessoas e dos grupos participantes

Público

A Rede Mães de Luta é composta por 30 coletivos e entidades de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Levando em conta as redes específicas mobilizadas por cada um desses grupos, além das que são alcançadas pelas ações de comunicação e divulgação, estima-se um alcance de público de cinco mil pessoas.

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Projeto de Lei Helenira Resende de Souza Nazareth

A Rede protocolou e acompanha o Projeto de Lei Helenira Resende de Souza Nazareth (1.160/2019), que institui a Semana Estadual das Pessoas Vítimas de Violência do Estado de Minas Gerais.

Projeto de Lei 1.360/2019

O Projeto de Lei 1.360/2019, que institui a Política de Atendimento e Reparação às Pessoas Vítimas de Violência do Estado de Minas Gerais, também é fruto da mobilização da Rede Mães de Luta.

Semana Estadual das Pessoas Vítimas da Violência Do Estado de Minas Gerais

Para dar visibilidade a essa importante pauta, a Rede criou, em 2020, em Minas Gerais, a Semana Estadual das Pessoas Vítimas da Violência do Estado, que acontece de 12 a 19 de maio – a exemplo de uma agenda de mobilização em todas as regiões brasileiras.

Podcast Rede Mães de Luta

A AIC produz o podcast Rede de Mães de Luta, veiculado quinzenalmente desde maio de 2020. Cada episódio apresenta uma entidade e/ou um coletivo integrante da Rede.

Parcerias

Galeria