Criado pela AIC em 2022, o Observatório Participativo da Desinformação tem como propósito investigar, fomentar e inventar modos coletivos, colaborativos e criativos de combater a desinformação e promover a cidadania em territórios periféricos. Para isso, investiga, articula e sistematiza as experiências de diversas iniciativas locais, gerando conhecimento, conexões e materiais transversais de enfrentamento das fake news. 

O trabalho do observatório parte da premissa de que a desinformação é uma ameaça ao Estado de Direito, à construção de políticas públicas e às instituições democráticas. A perspectiva adotada bebe de décadas de experiência da AIC na comunicação comunitária, por entender que o caráter orgânico, pessoal e passional da disseminação de notícias falsas exige, além dos mecanismos de larga escala, estratégias localizadas que tragam laços de familiaridade e identidade com as comunidades locais.   

Público

Lideranças comunitárias, jovens e coletivos de territórios periféricos têm participação ativa no Observatório. Hoje, são diretamente impactadas as comunidades do Morro do Papagaio, do Aglomerado da Serra e da Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte, e de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana. 

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Comunicação

São desenvolvidas campanhas educativas e de mobilização pelo enfrentamento da desinformação e produzidos materiais de contra-desinformação para canais comunitários. Conteúdos gratuitos sobre o tema são disponibilizados em site e rede social do projeto. 

Articulação de rede

A fim de promover a articulação junto a outras iniciativas de combate à desinformação, o Observatório mapeia iniciativas de comunicação comunitária, identifica demandas relacionadas à desinformação nas periferias e promove encontros periódicos para intercâmbios entre os grupos. 

Educação emancipatória

Na frente chamada Dá Ideia, núcleos locais se dedicam à educação midiática e para os direitos humanos em comunidades periféricas da Grande BH, visando o combate à desinformação. 

Incidência política

Com o propósito de incidir politicamente na temática da desinformação, o Observatório mapeia redes e fóruns dedicados à temática, bem como monitora candidaturas que atuam no tema. 

Parcerias

Galeria