Coordenado pela AIC e Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, a ação Comunidade Viva Sem Fome agregou, entre 2020 e 2023, cerca de 150 grupos e organizações de Belo Horizonte e região metropolitana. Seu propósito foi levar alimentos, cuidados com a saúde e oportunidades educativas, culturais e de empoderamento comunitário a a centenas de famílias em situação de alto risco social durante a pandemia da Covid-19, promovendo a vida em territórios vulneráveis. O programa esteve nas 9 regionais de BH. 

Mensalmente, foram distribuídas cestas básicas e itens de higiene e limpeza. Nossa ação chegou a mais de 1.624.936 pessoas com a distribuição de cerca de 2,5 mil toneladas de alimentos. Para a análise dos territórios prioritários, foram considerados o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o Índice de Qualidade de Vida Urbana de Belo Horizonte (IQVU-BH) e o Índice de Vulnerabilidade da Saúde (IVS-BH). Quanto às famílias atendidas, foram priorizadas as que estão sem renda ou com renda extremamente precária e que têm maior quantidade de crianças e adolescentes.  

Além das doações regulares aos grupos, ações e campanhas educativas foram viabilizadas por meio de parcerias com empresas, entidades públicas e iniciativas da sociedade civil. Todo o processo contou com o apoio de uma comissão interinstitucional, constituída por representantes das entidades parceiras da campanha e por colaboradores voluntários do Ministério Público e Universidade Federal de Minas Gerais. 

Público

Famílias sem renda ou de baixa renda que vivem nos territórios que têm os altos índices de vulnerabilidade social e risco à violência na região metropolitana de Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais. Entre junho de 2021 e maio de 2022, chegamos a beneficiar 10 mil famílias mensalmente, totalizando 40 mil pessoas atendidas a cada mês.  

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Rede solidária

Uma rede constituída por cerca de 150 coletivos e organizações comunitárias da Grande BH identificava os casos mais graves de insegurança alimentar e realizava a distribuição dos kits doados mensalmente pelo programa. 

Ações educativas

Junto com o alimento, o programa também levou informação e mobilização social às comunidades. Foram distribuídos materiais educativos de 17 campanhas com cartilhas e jogos sobre temas sugeridos pelas lideranças comunitárias, como prevenção à violência contra mulheres, crianças e adolescentes, vacinação contra a Covid-19, combate às fake news, criação de hortas urbanas e literatura periférica. 

Fomento a ações locais

Além da entrega de materiais educativos, o Comunidade Viva Sem Fome também viabilizou a realização de microprojetos nos territórios pelos grupos parceiros, construídos com base nas demandas identificadas nas comunidades. 

Mobilização e sensibilização

O programa realizou ações e campanhas de sensibilização, articulação e mobilização em prol do combate à insegurança alimentar e da ação solidária. Foram construídos diálogos junto a diferentes públicos, como empresas, instituições de ensino, artistas e outros. 

Parcerias

Galeria