Coordenado pela AIC e Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, a ação Comunidade Viva Sem Fome agrega cerca de 150 grupos e organizações de Belo Horizonte e região metropolitana e do Vale do Paraopeba. Seu propósito é levar alimentos, cuidados com a saúde e oportunidades educativas, culturais e de empoderamento comunitário a mais de 50 periferias, promovendo a vida em territórios vulneráveis. O programa está em 9 regionais de Belo Horizonte e 32 cidades mineiras.
Mensalmente, são distribuídas cestas básicas e itens de higiene e limpeza, bem como realizadas ações educativas junto a milhares de famílias em situação de alto risco social. . Para a análise dos territórios prioritários, são considerados o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o Índice de Qualidade de Vida Urbana de Belo Horizonte (IQVU-BH) e o Índice de Vulnerabilidade da Saúde (IVS-BH). Quanto às famílias atendidas, são priorizadas as que estão sem renda ou com renda extremamente precária e que têm maior quantidade de crianças e adolescentes.
Todo o processo conta com o apoio de uma comissão interinstitucional, constituída por representantes das entidades parceiras da campanha e por colaboradores voluntários.