A AIC é uma das 25 entidades criadoras e fomentadoras do Fórum das Juventudes da Grande BH, rede de coletivos e ativistas que atua em defesa dos direitos juvenis em Belo Horizonte e região metropolitana, formalizada em 2004.

Com o apoio institucional da AIC, o Fórum vem desenvolvendo ao longo desses anos uma série de projetos e ações juntos às juventudes periféricas da cidade, tendo como bandeira principal de ação o enfrentamento à violência, especialmente o genocídio da juventude negra.

Para isso, a rede lança mão de variadas estratégias metodológicas voltadas à construção e participação coletiva, organizando ações de articulação e mobilização, comunicação, educação popular e incidência política.

Público

As ações desenvolvidas são voltadas a jovens de 15 a 29 anos, moradores de Belo Horizonte e região metropolitana, com foco nas juventudes pretas e periféricas. Participam da rede cerca de 25 coletivos juvenis que trabalham com diversas temáticas ligadas aos direitos das juventudes, sendo grande parte ligada à temática da arte e da cultura de periferia. Estima-se um alcance de mais de 3,5 mil pessoas.

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Campanha Juventudes contra Violência

Campanha voltada à visibilidade e fomento no debate público à pauta do enfrentamento à violência contra as juventudes. Está em vigor desde 2013.

A Juventude Okupa a Cidade

Processo de formação de base e mobilização de jovens, culminando na construção de evento cultural, realizado em espaço público e construído colaborativamente por juventudes periféricas. Ocorre anualmente, desde 2011.

Plataforma Juventudes contra Violência

Plataforma colaborativa que reúne dez eixos programáticos relacionados às pautas e demandas juvenis no campo das políticas públicas.

Baculejo: plataforma de enfrentamento à violência policial contra as juventudes

A plataforma visa levantar dados sobre violência policial contra jovens moradores da RMBH e produzir um dossiê para incidir sobre a política de Segurança Pública.

Parcerias

Galeria