Potencializar as redes tecidas por mulheres que são referências em suas comunidades por meio de educação política. Essa foi a proposta do Curso Promotoras Populares de Defesa Comunitária, realizado em 2017 pelo Ministério Público de Minas Gerais e desenvolvido pela AIC, em parceria com a Cáritas. Dividido em seis módulos, o curso promoveu discussões e trocas relacionadas a ferramentas práticas para o enfrentamento às desigualdades de gênero e a defesa dos direitos coletivos. Teve a participação de mulheres de Belo Horizonte e de Mariana (MG): agentes públicas, pesquisadoras, militantes e trabalhadoras das mais diversas áreas envolvidas com a construção de causas cidadãs.

Para tecer uma base de diálogo que priorizasse a troca de saberes entre as participantes, o curso se orientou metodologicamente pela educação popular e por processos formativos construtivistas. Participação política e diversidade; acesso à cidade, a emprego e renda; além do enfrentamento à violência contra a mulher e à divisão sexual do trabalho foram alguns dos temas abordados nos módulos.

Público

As duas edições do curso formaram 90 mulheres, moradoras de bairros e comunidades em situação de vulnerabilidade de Belo Horizonte (Vila Cemig, Pedreira Prado Lopes, Taquaril e Ribeiro de Abreu) e Mariana (MG).

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

FORMAÇÃO DAS LIDERANÇAS

No curso, as mulheres puderam acessar e construir conhecimentos capazes de fortalecer sua atuação cidadã.

TEMÁTICAS EM DH

Formação em seis módulos abordou aspectos relacionados à construção cotidiana dos Direitos Humanos. Posteriormente, houve ainda uma sequência de encontros de formação continuada, voltado ao aprofundamento de colaborações e trocas.

APOIO À GESTÃO DE PROJETOS

Elaborar projetos, submetê-los a editais, captar recursos e, por fim, gerenciar a implantação são aspectos desafiantes das iniciativas comunitárias que foram abordados na formação.

EDITAL DE FOMENTO

As participantes puderam submeter projetos a edital de fomento às iniciativas comunitárias. A AIC prestou assessoria às promotoras populares na concepção e no desenvolvimento de projetos para este edital.

Parcerias

Galeria