As juventudes têm um grande potencial para participar de maneira protagonista e ativa do desenvolvimento local. Pensando nisso, a AIC realiza processos formativos junto a grupos de jovens de diferentes localidades, a fim de torná-los agentes multiplicadores que atuam pela transformação social em seus territórios, por meio da atuação em rede e da valorização da cultural local. 

Rede de Protagonismo Juvenil de Mangaratiba e Itaguaí 

Desde 2021, a AIC desenvolve a Rede de Protagonismo Juvenil, uma realização da Vale nos municípios de Mangaratiba e Itaguaí, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Voltado para jovens de 15 a 21 anos, o projeto ofereceu um percurso formativo em formato híbrido. A partir do curso, a turma criou as bases de diálogo e mobilização social para planejar e implementar o Circuito Juvenil de Fomento ao Desenvolvimento Local. 

Cidadania Criativa no Morro das Pedras 

Patrocinado pela Eletrobras Furnas e realizado pela AIC entre 2022 e 2023, o projeto buscou fortalecer e ampliar as redes de protagonismo juvenil no Aglomerado Morro das Pedras, em Belo Horizonte, por meio criação de um grupo de jovens multiplicadores do território. A turma participou do Programa de Formação de Agentes Juvenis do Desenvolvimento Local e promoveu, colaborativamente, uma programação de ações sociais e culturais junto à comunidade. 

Público

Cada projeto se dedica à formação de 20 agentes juvenis. Os grupos são responsáveis por articular e fomentar ações diversas junto a outras/os jovens dos territórios. 

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Formação

O amplo processo formativo de agentes juvenis inclui dinâmicas em grupo, encontros remotos e presenciais. 

Diagnóstico

O Diagnóstico Participativo das Juventudes, construído colaborativamente junto aos participantes, busca investigar a atuação das juventudes nos territórios, em diferentes áreas, bem como levantar seus principais interesses e demandas. 

Circuito juvenil

Circuito de atividades de mobilização social e cultural construído colaborativamente pelos jovens, com vistas ao desenvolvimento local. 

Parcerias

Galeria