Desde 2021, a AIC vem desenvolvendo a Rede de Protagonismo Juvenil, uma realização da Vale nos municípios de Mangaratiba e Itaguaí, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Voltado para jovens de 16 a 21 anos, o projeto visa fomentar o desenvolvimento local através da formação de agentes juvenis. 

A ideia é que, ao longo do percurso formativo, os jovens participantes, juntamente com a equipe da AIC, criem as bases de diálogo e mobilização social e planejem o Circuito Juvenil de Fomento ao Desenvolvimento Local, constituído por um amplo leque de atividades de mobilização social e cultural.  As ações são desenvolvidas em formato híbrido – remoto e presencial. 

Público

A formação beneficia diretamente 20 jovens de 16 a 21 anos que moram nos municípios de Mangaratiba e Itaguaí (RJ). O grupo formará a Rede de Protagonismo Juvenil, que irá articular e fomentar ações diversas junto a outras/os jovens dos municípios.

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Formação

O amplo processo formativo de agentes juvenis, realizado entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022 e pautado no protagonismo juvenil, inclui dinâmicas em grupo, encontros remotos e presenciais.

Diagnóstico

O Diagnóstico sobre a Participação Juvenil em Mangaratiba e Itaguaí, construído colaborativamente junto aos jovens participantes, busca investigar a atuação das juventudes nos territórios, em diferentes áreas.

Circuito juvenil

Circuito de atividades de mobilização social e cultural construído colaborativamente pelos jovens, com vistas ao desenvolvimento local. A implementação está prevista para 2022. 

Parcerias

Galeria