A #FazDiferença é uma campanha de comunicação para a mobilização social realizada da AIC, por meio do projeto Desembola na Ideia. A iniciativa nasceu da seguinte indagação: O que pode manter a juventude viva em um país onde tal público é um dos principais alvos da violência? Em busca da resposta a essa pergunta, a campanha foi ao encontro de profissionais que atuam no sistema socioeducativo e de justiça juvenil, das políticas públicas de prevenção à criminalidade e da rede de garantia de direitos, além dos movimentos sociais e da universidade, para mapear e dar visibilidade a práticas e saberes cotidianos que fazem diferença na preservação da vida de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, risco social e/ou conflito com a lei. Dessa escuta aprofundada, que envolveu quase cem pessoas, construímos ações de mobilização a um só tempo individuais e coletivas, numa perspectiva de corresponsabilização de toda a sociedade. 

Construída ao longo do ano de 2020, a campanha envolve uma ampla articulação realizada a partir da Comissão de Prevenção à Letalidade de Adolescentes e Jovens do Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte.

Público

A escuta envolveu a participação direta de cerca de cem pessoas, entre agentes de segurança socioeducativos e técnicos das medidas, juízes, promotores e procuradores de justiça, defensores públicos, educadores sociais, pesquisadores, coordenadores de políticas públicas, jovens e seus familiares, movimentos sociais, dentre outros. Levando em conta o público das redes sociais da campanha e dos eventos promovidos, estima-se um alcance de mais de três mil pessoas.

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

LEVANTAMENTO E ESCUTA

Foram identificadas iniciativas que promovem a vida das juventudes. Em seguida, deu-se um amplo processo de escuta junto aos envolvidos em tais iniciativas.

COMUNICAÇÃO

Foi produzido um livro que reúne a sistematização das escutas. Também foram criadas intervenções poéticas e ações multiplicadoras de educomunicação.

PODCAST

Sujeitos relacionados às práticas identificadas gravaram podcasts com análises dos desafios do sistema socioeducativo e reflexões acerca de perspectivas de incremento das práticas.

MÚLTIPLAS VOZES

As produções deram destaque às vozes de profissionais com experiência na área, pesquisadores, jovens e militantes da sociedade civil.

PLATAFORMA

Plataforma online foi criada como repositório de todas as produções, de modo a facilitar o acesso e a multiplicação dos conteúdos.

É SÓ CLICAR

Na plataforma, todas as produções estão disponíveis gratuitamente para acesso e download.

REDES

A estratégia de multiplicação envolveu produção de conteúdos para as mais diversas redes sociais.

MAIS VISIBILIDADE

Perfis no Instagram, Facebook, Youtube, Deezer, Spotify e Soundcloud, que geram visibilidade e engajamento para a campanha.

Parcerias

Galeria