A Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil é um programa de formação de agentes juvenis voltado ao fortalecimento dos patrimônios imateriais e das identidades culturais locais. Por meio de ações de mobilização cultural e comunicação, a ideia é que os jovens participantes se tornem agentes difusores e multiplicadores das memórias e práticas culturais cotidianas de seus territórios. Valorizando a construção coletiva do conhecimento, o projeto cria espaços de promoção de representações dos jovens sobre a cultura que vivenciam e constroem em suas próprias cidades.
A iniciativa teve início em 2019, em Paracatu (MG). Em 2022, realizou a segunda edição no município e contempla, também, as cidades de Belo Horizonte, Contagem, Igarapé e Itatiaiuçu (MG). O patrocínio foi da Kinross e da Mineração Usiminas, por meio de recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Paracatu
A primeira fase do projeto buscou trazer a juventude para o para o centro da ação de reflexão e intervenção na cultura da cidade, por meio do mapeamento de manifestações e iniciativas culturais locais e da criação de uma agenda de ações coletivas.
Na segunda fase do projeto, foi implantado um núcleo de fortalecimento do patrimônio cultural de Paracatu, tendo à frente agentes culturais juvenis, estudantes ou egressos de escolas públicas, que participam ou demonstraram interesse em grupos ou manifestações culturais da cidade. O grupo produziu atividades de mobilização comunitária e comunicação a fim de fortalecer iniciativas da cultura local.
Belo Horizonte e Contagem
Ao longo de 2022, o projeto desenvolveu um programa de educação patrimonial junto a jovens de coletivos e grupos culturais de Belo Horizonte e Contagem, participantes do Fórum das Juventudes da Grande BH. As atividades formativas permitiram que os jovens, a partir das discussões teóricas e de atividades práticas, construíssem intervenções artísticas, encontros comunitários e produtos de comunicação que compõem uma campanha de fortalecimento da cultura local.
Igarapé e Itatiaiuçu
A fim de fortalecer e valorizar a cultural local nos municípios, o projeto formou turmas de jovens, estudantes do ensino médio, em cada município, para que atuassem como agentes de promoção do desenvolvimento local, da arte e da cultura nas comunidades onde vivem. A partir da formação, o grupo mapeou iniciativas culturais dos municípios, resultando em produções colaborativas que reúnem diversas manifestações artísticas e culturais, com ênfase nas culturas e linguagens juvenis.