Realizado pela AIC a partir de 2021, o Programa de Educomunicação e Educação Patrimonial de Matozinhos (MG) tem como objetivo criar caminhos de valorização, disseminação e acesso ao vasto patrimônio local do município.  

Matozinhos possui a 4ª maior quantidade de cavernas do país, com sítios de interesse arqueológico que fazem parte da Área de Proteção Ambiental – APA Carste de Lagoa Santa. Além disso, a cidade conta com uma diversidade enorme de manifestações, saberes e bens culturais materiais e imateriais. A ideia é, então, mobilizar estudantes e comunidades escolares para aprofundar de maneira coletiva as informações e o acesso a esses bens. Isso por meio de formações práticas e lúdicas junto a estudantes de escolas públicas, bem como pela produção e difusão de conteúdos personalizados sobre esses bens locais.

O programa é realizado por meio de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Cimento Nacional. 

Público

O projeto contempla 1.900 estudantes do 4º ao 7º anos de 19 escolas da rede pública do município de Matozinhos (MG), bem como as comunidades escolares. Além disso, a visita virtual e o documentário já tiveram 5 mil acessos.

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Diagnóstico

Mapeamento das iniciativas, atores e mobilizações já realizadas anteriormente pela comunidade escolar e por agentes culturais locais em prol da difusão do patrimônio cultural local. 

Visita virtual a patrimônios culturais

Visita 360º que percorre a Gruta do Ballet e a Fazenda Bom Jardim, sítios de interesse arqueológico, histórico, natural e cultural de Matozinhos.

Documentário

Produção audiovisual sobre a Fazenda Bom Jardim e da Gruta do Ballet, com a participação de pesquisadores, moradores e contadores de histórias. 

Formação em educomunicação

Processo formativo relacionado ao patrimônio local, desenvolvido junto a todos estudantes do 4º ao 7º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas de Matozinhos.

Publicações

Elaboração de kit de multiplicação a partir da experiência, composto por guia de educação patrimonial participativa (com proposições de atividades a serem multiplicadas nas escolas e comunidades), jogos de educação patrimonial e coleção de fanzines.

Parcerias

Galeria