O programa Raízes da Gente visa a criar caminhos de valorização, disseminação e acesso ao vasto patrimônio local do município de Matozinhos (MG). A iniciativa resulta do amadurecimento das experiências da AIC no fortalecimento do patrimônio cultural da cidade – sobretudo por meio do premiado Programa de Educomunicação e Educação Patrimonial de Matozinhos (MG), realizado em 2021 com foco nas comunidades escolares.  

A partir de 2022, o Raízes da Gente se expande para alcançar outros públicos do território, tendo sempre como norte a valorização das referências culturais locais. Matozinhos possui a 4ª maior quantidade de cavernas do país, com sítios de interesse arqueológico que fazem parte da Área de Proteção Ambiental – APA Carste de Lagoa Santa, além de uma diversidade enorme de manifestações, saberes e bens culturais materiais e imateriais. 

As ações do programa Raízes são realizadas pela AIC e também fazem parte do projeto Mobiliza Cultura 2022: fazeres colaborativos em arte e mobilização cultural, com a parceria da Prefeitura Municipal de Matozinhos e patrocínio da Cimento Nacional, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 

Público

Comunidades escolares, grupos e agentes de atuação comunitária e cultural e população de Matozinhos em geral. 

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Evento de valorização do patrimônio

Evento cultural gratuito e aberto ao público, com oficinas e apresentações artísticas, buscando fortalecer laços comunitários e gerar mobilização em torno da valorização dos patrimônios culturais de Matozinhos.

Visitas educativas a patrimônios locais

Visitas guiadas de grupos escolares aos patrimônios Fazenda Bom Jardim e Gruta do Ballet. A ação inclui tutoria para a realização de atividades de educação patrimonial antes, durante e depois das visitas, com foco no protagonismo estudantil. 

Formação em educação patrimonial

Processo formativo para promoção de uma educação patrimonial emancipatória, combinando encontros expositivos, excursões e materiais virtuais e impressos. 

Edital simplificado

Fortalecimento de iniciativas locais através de repasse de recursos e acompanhamento especializado para execução de projetos que contribuam para a preservação e valorização dos patrimônios, através de processos formativos em linguagens artísticas variadas. 

Parcerias

Galeria