O Comunicação Solidária é um amplo processo formativo, promovido junto a adolescentes e jovens de BH, que alia recursos expressivos e protagonismo juvenil. Já ocorreu nas edições Cidadania Criativa, em 2019 e 2020, e Protagonismo Juvenil em Ação, em 2021. Envolve a oferta de formação técnica e laboratorial em linguagens dos campos da arte, da cultura e da comunicação (como fotografia, audiovisual e artes gráficas); a promoção de reflexões sobre os projetos de vida de cada integrante e, por fim, o desenvolvimento de intervenções nas comunidades.

A ideia central é que os envolvidos ampliem seus repertórios de técnicas e recursos em linguagens artísticas e comunicativas para, a partir disso, refletir sobre si mesmos e sobre o território onde vivem. Ao final do percurso, além dos aprendizados técnicos e teóricos, os adolescentes conseguem identificar desafios em suas realidades, idealizar soluções criativas e executar projetos de maneira protagonista, gerando impactos positivos em suas próprias trajetórias de vida e nas comunidades onde convivem.

Público

O projeto já atendeu, até o momento, mais de 150 adolescentes, de 12 a 18 anos, moradores de periferias de Belo Horizonte (Ribeiro de Abreu, Aglomerado da Serra, Morro do Papagaio, Taquaril e Maria Goretti). Em 2020 e 2021, a modalidade online da formação contemplou adolescentes de mais de 30 diferentes localidades periféricas. Além dos adolescentes diretamente beneficiados, já envolveu mais de mil pessoas a partir dos projetos de protagonismo idealizados pelos participantes.

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

FORMAÇÃO PLURAL

Os participantes vivenciam uma formação técnica em conteúdos de audiovisual, fotografia e artes gráficas, combinada a uma formação político-cidadã que discute a relação da comunicação com os processos de participação, protagonismo e mobilização social.

CRIATIVIDADE EM AÇÃO

Experimentações práticas utilizam laboratórios de som, fotografia analógica e impressão artesanal para a criação de projetos juvenis autorais.

INTERVENÇÕES COMUNITÁRIAS

Jovens desenvolvem projetos de comunicação, educação e promoção de direitos junto às comunidades em que vivem.

ORIENTAÇÃO DE PROJETO DE VIDA

Cada participante conta com um espaço para refletir sobre oportunidades, desafios e estratégias relacionadas ao seu desenvolvimento pessoal.

Parcerias

Galeria