Conheça nossas áreas de atuação
O que é educomunicação? Muitas vezes, a resposta a essa pergunta aponta para a educação midiática ou para o uso de tecnologias da informação na educação. É certo que a educomunicação abarca essas práticas – mas vai muito além delas. Vamos descobrir do que se trata?
Segundo a Abeducom, a educomunicação é um paradigma centrado na criação e fortalecimento de ecossistemas (ou redes) comunicativos abertos e democráticos em espaços educativos. Isso se dá por meio da gestão compartilhada dos recursos da comunicação, suas linguagens e tecnologias. O objetivo é estimular o protagonismo dos sujeitos sociais e, com isso, exercitar o direito universal à expressão.
Nesta abordagem, a comunicação não figura apenas como instrumento: a ênfase está em seu caráter processual e formativo. Práticas de educomunicação podem ser implementadas nos mais diversos espaços educativos. Elas representam um potente caminho para que sujeitos marginalizados tenham possibilidades de expressão, de articulação e participação na construção da sua cidadania. Ações educomunicativas são, ainda, uma oportunidade de desenvolvimento de habilidades criativas, organização coletiva e olhar reflexivo sobre os discursos em circulação na esfera púbica.
Educomunicação: inúmeras possibilidades
A interface entre comunicação e educação dá origem a variadas possibilidades de intervenção. Segundo a pesquisadora Lígia Beatriz Carvalho de Almeida, elas podem ser organizadas em sete áreas, surgidas a partir de campos do conhecimento distintos. Em comum, compartilham pelo menos dois valores: a igualdade de acesso e a relação dialógica horizontalizada entre todas as pessoas envolvidas, com tomadas de decisão participativas.
![](https://aic.org.br/uploads/2023/08/tabela-areas-de-intervencao-da-educomunicacao-1024x350.png)
Em nossa lida nas ações cidadãs, lançamos mão de metodologias de diferentes áreas de intervenção. A intenção é, sempre, promover diálogos significativos, envolvendo os sujeitos de modo democrático. Mostramos aqui como podemos explorar algumas dessas áreas em ações culturais e sociais.
Produção midiática
Essa é uma de nossas apostas no trabalho junto a diferentes públicos. Acreditamos que as reflexões sobre cidadania podem – e devem – ser articuladas a experiências concretas do cotidiano dos sujeitos.
Assim, incentivamos que turmas e grupos se envolvam em experimentações para criação de peças midiáticas ou instalações e intervenções artístico-culturais. Ao mesmo tempo em que aprendem a manejar os recursos e técnicas de comunicação, as e os participantes têm a oportunidade de dialogar, refletir, construir conhecimentos e colocar no mundo reflexões de temas que lhes são caros. Tudo isso de forma colaborativa, participativa e aberta à inventividade. Essa é a base de projetos como a Rede de Patrimônio Criativo e Colaborativo, o programa Comunicação Solidária e a campanha #faladireito.
Educação para comunicação
Educar para a comunicação significa capacitar os sujeitos a se utilizarem das diferentes linguagens que circulam na sociedade contemporânea. Ou seja, trata-se de promover letramentos em tais linguagens, de forma a fomentar a leitura crítica e criar condições para enunciação de diferentes narrativas.
Trazemos como exemplo nossas ações voltadas ao combate às fake news. Este fenômeno contemporâneo nos convoca a criar e compartilhar ferramentas para a construção de um olhar crítico sobre o caldo de informações disseminadas via redes sociais. Ou seja, ao construir estratégias de combate à desinformação, estamos educando as pessoas para uma comunicação cidadã e responsável.
Pedagogia da comunicação
Não é de hoje que recursos da comunicação fazem parte do cotidiano das salas de aula e outros espaços educativos. O objetivo é fomentar a interação, a participação e o diálogo, em alinhamento com a ideia da construção ativa de conhecimentos. Nesta perspectiva, o educador é mediador e articulador da ação comunicativa, buscando favorecer as diversas formas de aprender e evitando a imposição de pontos de vista.
Em nossa extensa caminhada na área da educação, construímos diversos materiais para inspirar práticas pedagógicas com essa ênfase. As produções trazem propostas de atividades, oficinas e ferramentas de aprendizagem ativa que adaptáveis a diversos territórios educativos.
Gestão da comunicação
Quais são os principais desafios de comunicação do grupo? A partir de perguntas disparadoras como essa, nossa equipe realiza, em projetos como o AIC Lab e o Raízes da Gente, diagnósticos e planos de comunicação estratégica para grupos e iniciativas da sociedade civil. O processo busca identificar fragilidades e potencialidades no relacionamento entre diferentes públicos, para então propor ações alinhadas à análise.
Esse tipo de ação tem tudo a ver com a gestão da comunicação. A área visa à implantação e manutenção de ecossistemas comunicativos que potencializem a aprendizagem e a construção de conhecimento colaborativo e inovador. Uma boa gestão é capaz de melhorar a saúde da comunicação e das relações de uma comunidade.
Deseja criar conosco?
Mande uma mensagem!
aic@aic.org.br
Posts
relacionados
![](https://aic.org.br/uploads/2024/07/whatsapp-image-2024-07-18-at-165835-255x192.jpeg)
Cidadania nos trilhos promove teatro, memória e a vida: é o novo ciclo do Conexão Comunidade que vai abarcar mais cinco cidades em 2024
![três mulheres particpam de conversa sobre audioetal, sentadas em torno de uma mesa ao ar livre com papeis e post-its](https://aic.org.br/uploads/2024/05/audioetal-raizes-da-gente-255x192.jpeg)
Audioetal da AIC é certificado como tecnologia social pela Fundação BB; ferramenta une oralidade e democratização do acesso a editais
![capa relatório de atividades 2023 aic](https://aic.org.br/uploads/2024/04/capa-relatorio-de-atividades-2023-aic-255x192.png)
AIC publica Relatório de Atividades 2023
![](https://aic.org.br/uploads/2020/09/0028_D_Rede-de-Comunicadores-do-Vale-do-Jequitinhonha15-255x192.jpg)
Conheça 7 mecanismos federais de incentivo fiscal
![capa do livro Todo mundo cabe no mundo de Luísa, de autoria de Luísa Camargos](https://aic.org.br/uploads/2024/03/todo-mundo-cabe-no-mundo-de-luisa-de-autoria-de-luisa-camargos-1-255x192.png)
Todo mundo cabe no mundo de Luísa: escrevendo a autobiografia da primeira RP com Síndrome de Down do Brasil
![jovens negras participam de atividade coletiva](https://aic.org.br/uploads/2024/03/atividasdes-de-projeto-de-vida-para-jovens-255x192.jpg)
Projetos de vida: 3 atividades para trabalhar na escola
![quintal das marias se apresenta na mostra mobiliza cultura, do raízes da gente](https://aic.org.br/uploads/2024/02/mostra-mobiliza-cultura-raizes-da-gente-255x192.jpg)
Raízes da Gente e o fortalecimento do patrimônio cultural de Matozinhos
![pessoas enfileiradas participam de processo de mediação](https://aic.org.br/uploads/2024/01/mediacao-de-processos-255x192.jpg)